UNTL, Global Campus para os Direitos Humanos e a UE celebram o Dia dos Direitos Humanos com mais de 20 diplomados
DILI – 10 de Dezembro 2021: A Universidade Nacional de Timor-Lorosa’e (UNTL) juntamente com a Global Campus de Direitos Humanos e o apoio da Delegação da UE em Timor-Leste orgulham-se de celebrar conjuntamente o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a cerimónia de diploma dos “Programas de Estudo e Formação em Direitos Humanos”.
O evento decorreu esta manhã nas instalações simbólicas do Centro Nacional Chega! com a participação do antigo Presidente e Prémio Nobel da Paz Dr. José Ramos-Horta, representantes de instituições locais como o Ministério do Ensino Superior e o Ministério da Justiça, membros da academia, da organização dos direitos humanos de Timor-Leste, e da comunidade internacional.
Os três Programas são a principal atividade de capacitação do projeto em curso para a criação do Centro de Direitos Humanos da UNTL, com sede na Faculdade de Ciências Sociais da UNTL. Iniciados em 2019, permitiram formar com sucesso uma equipa de professores, investigadores e gestores para se tornarem as pessoas de recurso para a integração da educação em direitos humanos na Universidade, contribuindo assim para a promoção dos direitos humanos, democracia, e desenvolvimento sustentável para um Timor-Leste mais equitativo e justo.
A este respeito, a Encarregada de Negócios da União Europeia, Dörthe Wacker, declarou que “defender os seus direitos começa por estar consciente de ter direitos. Isto não é dado em nenhum país do mundo. Sem sensibilização e educação sobre direitos humanos, as pessoas não podem contribuir para a promoção dos direitos humanos e para a criação de um mundo melhor. É por isso que o Centro de Direitos Humanos da UNTL é tão importante para a União Europeia, que capacita os jovens a tornarem-se um ator de mudança. Sentimo-nos encorajados pelos bons resultados alcançados até agora e desejamos à UNTL, ao Centro de Direitos Humanos e ao próximo grupo de estudantes o melhor para uma continuação frutuosa desta e de novas atividades de aprendizagem”.
Graças aos programas, 6 defensores dos direitos humanos timorenses emergentes, 15 professores da UNTL e 6 ex-alunos da UNTL foram formados em Díli e na região pela Global Campus , com o apoio de peritos internacionais e locais, também em cooperação com a Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça, o Centro Nacional Chega e a Rede Universitária ASEAN. O primeiro grupo participou e finalizou com sucesso o “Mestrado Regional em Direitos Humanos e Democratização” do Campus Global Ásia Pacífico (GC APMA) coordenado pela Universidade de Mahidol em Banguecoque.
O Gestor do Projeto Global Campus, Adriano Remiddi, explica que “os conhecimentos dos participantes na formação, 5 dos quais são agora o pessoal do Centro de Direitos Humanos da UNTL, permitirão à Universidade Nacional continuar a desenvolver cursos interdisciplinares de direitos humanos, atividades de investigação e aprendizagem, e espera-se que se torne membro do Campus Global de Direitos Humanos até 2022”.
De facto, após o já estabelecido e implementado com sucesso novo curso introdutório para todos os alunos da primeira classe, estão a ser criadas novas especializações com Faculdades selecionadas, tais como na área dos direitos da criança. Além disso, foram também iniciados planos de pós-graduação em educação baseada nos direitos humanos, com o Centro de Direitos Humanos da UNTL a atuar como uma plataforma estratégica de desenvolvimento académico para a Universidade.
O Reitor da UNTL, Prof. Dr. João Soares Martins declarou que “a UNTL acolhe com orgulho o Centro de Direitos Humanos com o apoio contínuo da Global Campus dos Direitos Humanos, com o objetivo principal de promover os Direitos Humanos em Timor-Leste e globalmente, através de trabalho académico e investigação”.
O projeto do Centro de Direitos Humanos da UNTL encontra-se atualmente na sua fase de seguimento para a sua consolidação gradual. A transferência do Centro para a Universidade Nacional está prevista para Dezembro de 2022.
Para mais info sobre o projeto: https://gchumanrights.org/hrc-untl
Siga a página de Facebook: https://www.facebook.com/UNTL.HumanRightsCentre/
Contacte o Gestor de Programa: adriano.remiddi@gchumanrights.org